Destinação de resíduos

Destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos

Destinação final de resíduos sólidos

environment-1019748_960_720

Você sabia?

O destino dado ao lixo no Brasil é fator de tamanha importância que pode até mesmo levar responsáveis por uma má destinação de resíduos a pagarem multas e em alguns casos levar a penas de reclusão de até 3 anos.

white-male-2064819_960_720

CO-PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O que é o coprocessamento?
O termo "coprocessamento" estabelece a integração de dois processos: a queima de resíduos sólidos industriais que seriam descartados em aterros sanitários e a fabricação de determinados produtos que requerem altas temperaturas em seus processos produtivos. Isso ocorre principalmente com as indústrias de cimento.
Resumidamente, é possível dizer que o coprocessamento é o processo de destruição de resíduos na fabricação de produtos que requerem altas temperaturas na sua fabricação.
Essa técnica pode contribuir para a preservação do planeta e dos seus recursos naturais, uma vez que substitui matérias-primas e combustíveis tradicionais requeridos principalmente para a fabricação do cimento, dando uma destinação adequada para resíduos perigosos.
A RCX Ambiental, através da técnica do Co-processamento, oferece aos seus clientes, as alternativas mais eficientes para solução dos problemas de descarte dos resíduos sólidos de sua empresa, eliminando riscos e prejuízos para sua empresa

white-male-1847725_640

COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A compostagem é considerada alternativa sustentável, simples, eficaz e que atende a legislação ambiental em vigor – a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que regulamenta o tema no País.
O tratamento consiste em um processo biológico de reaproveitamento que transforma resíduos orgânicos urbanos, agroindustriais e agropecuários em novo produto, como fertilizante orgânico para ser empregado na agricultura. A transformação é realizada pela atividade de microrganismos aeróbios presentes nos próprios rejeitos, capazes de degradar e estabilizar a carga orgânica de diversos materiais.
O processo é realizado sob um rigoroso controle em todas as etapas, que são monitoradas com frequência, de forma a aperfeiçoar resultados e evitar fatores negativos, como maus odores e presença de vetores.
A opção pelo tratamento dos resíduos por meio da compostagem, realizada por uma empresa terceirizada, resulta em inúmeras vantagens para o gerador.
O primeiro deles, sem dúvida, é a redução de gastos. Ao contratar uma empresa que fica encarregada pelo tratamento, são reduzidos investimentos com infraestrutura para construir sistema de operação, compra de equipamentos específicos, contratação e capacitação de mão de obra.
Outra vantagem inclui a redução de impactos ambientais, já que a compostagem contribui diretamente para a redução dos passivos ambientais – evitando a poluição do solo, água e ar – e esgotamento dos aterros, além de diminuir riscos à saúde da população.

FAÇA SEU ORÇAMENTO

Veja como podemos ser a solução ideal para o gerenciamento de resíduos sólidos na sua empresa.